16.11.2009 NOTÍCIAS - “ GRANDE FINAL DO PAULISTA DE BMX 2009”




Por: Pedro José de Andrade

Quinze de Novembro de 1889 , nesta data a exatos 120 anos(não faz muito tempo não) o Marechal Deodoro da Fonseca proclamava a Republica,livrando de vez o nosso Pais da monarquia. Nesta mesma data só que em 2009, 300 pilotos estavam em Paulínia para as disputas finais do campeonato paulista de ciclismo bmx (bicicross para os íntimos). Se o Marechal Deodoro estivesse vivo com certeza ele iria aplaudir de pé os vencedores da temporada 2009.


A prova foi uma das ultimas competições realizadas no atual circuito que segundo papos de bastidores,entrara em reforma logo após a final do reginal. Mas vamos aos pegas: sem duvida a final mais comemorada foi a de Erbert Silva na final da pro elite men, o prata da casa (termo usado para identificar um piloto que vence uma competição em sua cidade) largou na frente mas com adversários de peso na sua mira, seus companheiros de equipe, Gustavo ”Boy” Chiara e Edson Carvalho Junior, o “Bigode”, em quarto vinha o “Turbo” Deivlin Balthazar ,enquanto Erbert seguia na liderança, Deivlin prevavecia de sua experiência e bom preparo físico para atacar e assumir a segunda posição, ”Bigode” rouba o terceiro lugar de Chiara,que é seguido pelo mineiro de Betim Matheus Lott, Kalleb Barbato mostrou que veio para ficar e fez mais uma final nesse ano, atraz dele ficaram Giovanni Vieira e Alex ”Psico” Souza, que caiu ainda na primeira reta. Erbert comemora muito,além de vencer (em casa) pela primeira vez uma final do paulista ele ainda conquistou o vice campeonato na categoria, o numero 1 de 2008, Gustavo Chiara ficou com o terceiro lugar e o grande campeão pela oitava vez foi Deivlin Balthazar que fecha com chave de ouro a temporada 2009.


Na Junior men, Rodrigo Reis surpreende a todos com uma poderosa largada e liderou uma boa parte do circuito até ser atacado por Renato Resende, Doglinhas Carnaval fechou em terceiro, Antonio Ferreira em quarto e Leandro Dal Farra o “Taxinha” em quinto, a nota triste fica com André Bravin que sofreu uma queda séria na sessão pro e saiu da pista com suspeitas de fratura na perna, esperamos que não seje nada grave.
O titulo da categoria como já era prevista ficou com Renato Rezende que fez muito bem o seu papel, mas é humilde o suficiente para dividir seu sucesso com seus adversários quando declara que " eles pedalam muito e por isso as corridas são tão emocionantes". Rodrigo Reis foi recompensado com o segundo lugar no ranking geral e Leandro”Taxinha” o terceiro.


A Junior woman marcou o retorno de Mayara Peres que fez junto com “Taxinha” um estagio na UCI(União Ciclística internacional) , Peres foi a segunda em Paulínia, Squel Stein estava numa tarde inspirada e pedalou forte na final, em terceiro chegou Naiara Silva e Marcela Queiros que declarou que seguira carreira no MotoCross a partir do ano que vem. Silva foi a campeã em 2009, Peres foi a vice e Queiroz a terceira
Priscila Abasto mais uma vez competiu sozinha pela Elite Woman já que Ana Flavia Sgobin se recupera de uma cirurgia para se livrar das varizes e só volta ano que vem, Abasto levou o titulo de campeã esta ano, Sgobin foi a segunda e a mineira de Itauna Rosane Rodrigues foi a terceira no geral.

Elite Máster, Ronaldo Alex Peres o “Cajarana” e Benedito”Juca”Teodoro travaram um duelo na final da categoria, Peres vinha liderando mas não conseguiu segurar Teodoro que levou o primeiro lugar, Luciano Roque foi terceiro depois de ultrapassar Maurici Custódio, mas foi Roque que comemorou o titulo de campeão seguido por “Juca” e Ronaldo Peres em terceiro.

Depois dos profissionais vem a vez dos experts e sem duvida a categoria mais disputada entre todas foi a 17/24 anos que reuniu cerca de 40 pilotos inscritos por etapa até a ultima prova do ano. Diogo Lacerda foi o vencedor, seguido pelo campeão da temporada ,Gustavo Mesquita, que se esforçou durante o ano e levou o titulo com luovor, em terceiro ficou Francis Herbert,o campeão do ano passado Paulo Lisboa vinha bem na prova mas foi “convidado” a sair por cima da segunda curva, vai um alerta para que não se deixem ferramentas nem aparelhos de manutenção atraz das curas pois num caso desses um piloto pode se machucar bem sério. Lisboa que foi campeão do ano passado e vinha disputando o titulo com Mesquita foi o vice do ranking.


Na 25/29 anos, o “Terror” Marivan Mendes foi o campeão absoluto, Jean Machado foi o segundo na prova e Alan Duarte fechou em terceiro lugar. Hugo Osteti foi mais uma vez o mais rápido e levou a final da experts 16 anos, Igor Ferreira fez sua parte e foi o segundo colocado, Guilherme Torquatro ficou com o terceiro lugar.
As meninas mais uma vez mostraram que não estão pra brincar, Bianca Quinalha e Priscila Carnaval mais uma vez fizeram uma forte disputa na girls15/16 anos,Sthefani Oliveira foi novamente a terceira.


Bônus, desta vez o bônus vai para as diputas entre as entidades e escuderias, durante boa parte da temporada São José dos Campos liderou o campeonato por clubes e por equipes, sempre disputando pontos com Paulínia e Jacareí , campeã por clubes de 2008 começou atraz e veio ganhando posições chegando até a assumir a vice liderança por clubes. Na etapa final quem venceu foi o Clube Sorocabano liderado por Tia Cida Comitrê, mas Paulínia levou o oitavo titulo com São Jose como vice e o Jacareí Bicicross em terceiro a competição por equipes também ficou nessa mesma ordem.


Ano que vem tem mais galera, treinem nas férias,tenham um Santo Natal, que 2010 venha com muita energia positiva.

Até La!!!!!!!

.

Resultados:

Fotos abaixo:

outras fontes:

http://picasaweb.google.com.br/celinalmbottan

 

PATROCÍNIO

PARCEIROS