23.02.2011 NOTÍCIAS - Campeonato Paulista 2011 – 1ª etapa – Paulínia

Por Pedro José de Andrade

Começa o campeonato estadual de bicicross mais disputado do país, o campeonato paulista teve seu inicio na cidade de Paulinia com um bom numero de participantes.

O torneio começou com poucas novidades, alguns pilotos mudaram de clube outros de categoria, mas as competições continuam as mesmas, pais nervosos, mães descabeladas, namoradas e esposas roendo as unhas, e dentro da pista, disputas de tirar o fôlego e tombos espetaculares.

Mas vamos aos primeiros pegas do ano de 2011, com a intenção de aumentar o número de adeptos, a APBMX criou uma nova regra para as disputas entre clubes e equipes, onde todos deverão pontuar com no mínimo dois atletas novatos, então esse ano vamos dedicar uma atenção especial aos iniciantes.

Novatos – para quem está começando tudo é novidade, mas como a ordem é vencer, a galera deixa a timidez de lado e pedala forte, na 13/14 anos Cainã Carlos (Poços de Caldas) foi o primeiro a cruzar a linha de chegada, com Francisco Pinto (Cosmópolis) “xará do Chico de Sorocaba” em segundo e Adilson Paulina (Jarinu) em terceiro.

Na 15/16 anos outro Pinto o Pedro Gustavo de (Paulinia) veio forte e dominou a final com Matheus Vieira (Votorantin) em segundo e Carlos Sanpei (Perdões) em terceiro.

Patrick Santos também de Paulinia liderou a novatos 17 anos e mais, com David da Conceição em segundo e Diego Silva (Paulinia) em terceiro.

Feminino – Aghata Galvão (Cosmopolis) começou o ano com vitória na 13/14 anos, Thayná Alves (Paulinia), chegou em segundo e Monique Souza (Sorocaba) foi a terceira.

A 15/16 também foi bem disputada, a pilota local Joana Correa disparou na frente deixando a briga pela segunda posição entre Thaynara Morosine de Minas Gerais e Amanda Rodrigues também de Paulinia em terceiro.

Experts – entre os mais experientes Fellipi Gonçalves de Rio do Sul (Santa Catarina) abriu o gás na final da 15 anos com Anderson de Souza Filho (São José dos Campos) em segundo e Victor Oliveira (Paulínia) em terceiro.

Vinicius Almeida (Paulínia) liderou de ponta a ponta a final da 16 anos com Robson Ronzani (Sorocaba) e Aruan Bertazo (Americana) numa disputa ombro a ombro em segundo e terceiro.

Gustavo Mesquita (São José dos Campos) começou o ano da mesma forma que terminou a temporada passada, vencendo. Vitor Pereira (Americana) e Giovanni Novo (Jarinú) em segundo e terceiro lugares, lembrando que Novo é fisiculturista, modelo fotográfico, piloto de MotoCross e ainda pedala nas horas vagas, ambos não deram trégua a Mesquita mostrando que os pegas na proxima etapa prometem.

Na 25/29 anos muitos talentos reunidos, Andreson Pontes (Americana) mostrou que não esta pra brincadeira, levou a final com o esforçado Tarcis Santos (São José dos Campos) em segundo e Cezar Soledade (Paulínia) em terceiro.

Elites – A Elite Master trouxe de volta as disputas Daniel Jorge (Paulínia) que estava afastado das pistas desde 2008, e ele não perdeu tempo, brindou seu retorno as corridas com uma vitória, com Domingos Lamoglia (Mandi-Salto) bem próximo em segundo e Benedito “Juca” Teodoro (Mandi-Salto) em terceiro, Maurici Custódio (Paulínia) e Leandro “Lemaum” Zavagli (Americana) foram os quarto e quintos colocados.

Antonio Araujo de João Pessoa (Paraiba) fez uma emocionante e espetacular final na Junior Men puxou a fila com Marcio Souza (Paulinia) em segundo, Eduardo “DUDU” Rezende (Poços de Caldas) em terceiro, Jean Correa (São José dos Campos) quarto e Felipe Querino (Leme) na quinta posição.

No final da tarde a chuva começava a dar sinais que estava chegando e a Elite Woman largou acompanhada de alguns pingos que só não foram mais rápidos que Bianca Quinalha (Mandi-Salto), Thaise Souza foi a segunda depois de disputar posições com Dominique Velasquez do Chile, Priscila Carnaval (Sorocaba) foi a quarta.

Quando a Elite Men largou a chuva já estava forte mesmo assim os pilotos mais rápidos do bmx nacional pedalaram forte na primeira reta, o “Turbo” e agora pai Deivlin Balthazar virou a primeira curva na frente e se manteve na liderança, mas usou de cautela e diminuiu o ritmo pelo que parece pra não escorregar na ultima curva por causa da chuva, foi ai que ele foi surpreendido por Rogerio Reis (São José dos Campos) que ganhou a liderança na reta de chegada, Douglas Carnaval (Sorocaba) foi o terceiro o podium se completou com Kalleb Barbato (Leme), Antonio Ferreira (Indaiatuba), Giovanni Vieira (Indaiatuba) e Ademir “Rato” Silva (Americana).

O Paulista volta em abril na cidade de Jarinú nos dias 02 e 03 de abril.

 

PATROCÍNIO

PARCEIROS