02.06.2012 NOTÍCIAS - Renato Rezende conquista vaga olímpica e Brasil vai competir em Londres

Renato Rezende conquista vaga olímpica e Brasil vai competir em Londres

O piloto a equipe de Bicicross Petrobras/Paulínia, Renato Rezende, de 21 anos, conquistou no sábado, 25 de maio, no Campeonato Mundial da modalidade, na pista in-door em Birminghan, na Inglaterra, a vaga masculina do Brasil para os Jogos Olímpicos de Londres 2012. Depois de tentativa frustrada nos Jogos de Pequim, quando o bicicross tornou-se modalidade olímpica pela primeira vez, o Brasil finalmente poderá fazer suas estréia nas Olimpíadas nesta modalidade.

Na mesma competição, a atleta da equipe, Maitê Naves Barreto, de 12 anos, faturou o título mundial em sua categoria pela primeira vez, depois de ter sido vice-campeã mundial em 2011 na Dinamarca. Junto com o título mundial por equipes conquistado em 2003, 2012 é o ano esportivo mais importante da história do clube.

Renato Rezende conseguiu o índice olímpico ao chegar até as quartas de final do Mundial de Birminghan. Na sexta, 25, Renato classificou-se em 27º na tomada de tempo que credenciou os 64 pilotos para a as corridas do sábado. O piloto da Seleção Brasileira e da equipe PETROBRAS/Paulínia ficou em quarto nas oitavas e nas quartas terminou em 7º lugar, não conseguindo avançar para a semifinal, mas com pontuação já suficiente para garantir a vaga olímpica.

Preparação Decisiva

“Nada que eu disser será suficiente para expressar a imensa alegria que sinto. O Brasil faz história no bicicross e tenho a honra imensa de representá-lo em Londres.  Eu não conseguiria isso sem Deus, e o apoio da família, inúmeros amigos, Confederação Brasileira de Ciclismo, comissão técnica da CBC, diretoria, comissão técnica e companheiros do Clube Paulínia Racing. Esta conquista também é de vocês”, comemorou o piloto

Para ele, a preparação final para o Mundial em Manchester e Birminghan, na Inglaterra, por cerca de 15 dias, antes da competição, foi fundamental para a melhora da sua condição técnica e decisiva para a conquista da vaga olímpica. “Consegui amadurecer muito durante o treinamento  na Inglaterra, melhorei minha largada e também aperfeiçoei bastante a minha técnica”, comentou Renato Rezende.

Família Esportista

Não é um exagero afirmar que Renato Rezende faz parte de uma família esportista a começar pelo pai Paulão Rezende, mestre de Jiu Jtsu, e pelos irmãos Eduardo,  de 17 anos, campeão brasileiro de bicicross deste ano na categoria Júnior Men, e Leonardo, de 15, também piloto de bicicross.  Tudo começou quando Paulão levou Renato para passear em um  parque em Poços de Caldas, onde a família carioca residia, e  Renato teve, aos 7 anos,  a oportunidade de assistir sua primeira prova de bicicross. Foi paixão à primeira vista.

Aos 8 anos, Renato já praticava bicicross em alto nível e os títulos regionais, estaduais, nacionais, latino-americanos e pan-americanos começaram a aparecer.  Antes vaga olímpica, sua principal conquista no bicicross foi o título mundial em 2010, na África do Sul, na categoria Elite Cruiser.

 

PATROCÍNIO

PARCEIROS