24.08.2010 NOTÍCIAS - Mayara Perez vence etapa de BMX nas Olímpiadas da Juventude

Mariana Bastos
Da Folhapress
Em Cingapura

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Uma promessa dos Jogos Olímpicos de 2016 brilhou nesta quinta-feira na pista do Tampines Bike Park, em Cingapura. A ciclista Mayara Perez, 17, venceu a prova de BMX dos Jogos da Juventude, demonstrando incrível superioridade sobre suas 31 adversárias do mundo inteiro. Algo incomum para uma atleta de um esporte que tem pouca tradição olímpica no Brasil.

Ela venceu sete das oito corridas que disputou no dia. E o terceiro lugar na segunda semifinal só ocorreu por um desconhecimento das regras.

"Achei que o que iria valer para a final seria o melhor tempo das duas semifinais. Como eu tinha ido bem na primeira, soltei um pouco na segunda semifinal. Parei de pedalar na segunda curva", brincou a atleta, que já foi bicampeã mundial sub-15.

Imediatamente após a vitória, Mayara ligou para o Brasil e acordou sua mãe para contar sobre o feito, mas teve que celebrá-lo sem medalha dourada no pescoço. Diferentemente da versão olímpica adulta, os Jogos da Juventude não distribuem premiações aos vencedores de provas individuais no ciclismo. Pelas regras do evento de Cingapura, a prova é disputada em equipes.

Mayara, que já disputou o mountain bike e correrá no contrarrelógio, compõe o time brasileiro ao lado de William Alexi (BMX e estrada), Guilherme Pinerua (contrarrelógio e estrada) e Leandro Miranda (BMX e estrada). A soma dos pontos dos atletas em todas essas provas indicará a colocação final .

"É um pouco frustrante [não receber medalha], mas ganhei e, se ganhei, está tudo certo", disse Mayara, rindo.
O sorriso substitui a frustração de dois dias atrás, quando a atleta abandonou na metade a prova de mountain bike, modalidade a que não está acostumada.

Para o técnico do time brasileiro, Adir Romeo, não há dúvidas sobre os méritos olímpicos dela no BMX.
"A menina ganhou. Para mim, ela é campeã olímpica de BMX, independentemente de ter medalha ou não."

Com o primeiro lugar de Mayara na final e o sétimo de Leandro, também no BMX, o Brasil saltou para o 10º lugar, com 181 pontos. A Colômbia lidera com 94 pontos, seguida por Holanda (121) e Dinamarca (124). Pelas regras, quanto menor a pontuação, mais bem colocado é o time.

Animada com seu resultado no BMX, Mayara vai buscar sua medalha, ainda que seja de bronze, em outra modalidade que não está acostumada: o contrarrelógio. No sábado, a partir das 22h, a equipe brasileira volta à pista. Primeiro, Mayara disputa o contrarrelógio. À 0h30, os garotos competem na mesma prova. O pódio será definido em seguida.

Assista o emocionante video da final do Ciclismo BMX feminino na 1 Edição das Olimpiadas da Juventude. A atleta Mayara Perez esteve muito rapida na prova garantindo assim muitos alegrias para o país.

 

PATROCÍNIO

PARCEIROS