15.06.2009 NOTÍCIAS - Campeonato Brasileiro 2009

Edson Junior “Bigode”, Flavia Sgobin, Renato Rezende, Mayara Perez e Maurici Custódio são os numero 1 das principais categorias.

Por Pedro José de Andrade.

Domingo, dia 14 de junho de 2009, a cidade de Paulínia recebeu de braços abertos pilotos e dirigentes vindos das 5 regiões do país para realizar a etapa única do Campeonato Brasileiro 2009.Quatrocentas e oitenta pilotos inscritos de 12 estados, disputaram o titulo de melhor do Brasil nas categorias Elite e Junior no masculino e feminino além dos experts da boys, girls, cruiser, mtb, men e especiais.

A competição organizada pela Confederação Brasileira de Ciclismo-CBC (através do departamento de bicicross) e com a supervisão da Associação Paulista de Bicicross-APBMX e Federação Paulista de Ciclismo-FPC, com a realização do Paulinia Racing Bicicross e da Prefeitura Municipal de Paulínia através da Secretaria de Esportes e Recreação-SER, foi brilhante, além de pilotos do mais alto nível e a grande presença do publico o sol apareceu espantando o frio e as chuvas dos dias anteriores, dentro da pista disputas de tirar o fôlego acompanhados pelos típicos capotes que aliás não foram poucos.

A categoria comemora o apoio do Banco do Brasil que agora patrocina todas as modalidades de esporte a pedal, quem sabe em breve não veremos nas telas da tv propagandas com nossos pilotos assim como acontece com o volei, futsal e outros esportes que levam o nome do Banco do Brasil.

Mas enquanto isso não acontece vamos aos pegas. Nas categorias principais muita coisa em jogo, além do titulo do campeonato a expectativa girava em torno das vagas dos representantes do Brasil no mundial em Adelaide na Austrália no mês de julho (a seleção será formada pelos lideres das principais categorias do campeonato), então o negocio é ajustar as sapatilhas, respirar fundo (já que na competição não é permitido arregaçar as mangas), pedalar e saltar muito pois o jogo é duro.

Na final da elite men era nítida a torcida por Alex”Psico”Souza que durante as baterias classificatórias deu um show de habilidade sobre as rampas, mas foi Ebert Silva de Paulínia quem disparou na frente, após os capotes da primeira curva, Ebert Silva puxava a fila mas perdeu a concentração em um obstáculo e permitiu a aproximação e em seguida a ultrapassagem perfeita de Edson Junior que passou a liderar a corrida e trouxe no seu vácuo a dupla de mineiros, Hudson Peixoto e Sidney ”Gugu” Borba (ambos de Pirapora),”Psico”empurrado pela torcida ficou em quarto lugar com Leonardo Ferreira representando muito bem o estado de Goiás em quinto. Ebert Silva ainda se recuperou e terminou com um honroso sexto lugar, Deivlin “Turbo”Balthazar de Americana ficou com o sétimo posto e Gustavo”Boy”Chiara mas uma vez todo ralado o oitavo.

Na elite woman mesmo com uma seria lesão no ombro esquerdo, a biker de Americana, Ana Flavia Sgobin, mostrou que esta ai pro que der e vier e venceu todas as largadas que disputou inclusive a final, em uma das baterias Priscila Abasto da Associação Paulinense sofreu uma queda frontal em um obstáculo que deixou a todos assustados, felizmente sem maiores consequências, mesmo assim “Pri” foi a segunda seguida pela bahiana Thaise Souza e Miucha Farias de Goiânia.

Renato Rezende o mineiro de Poços de Caldas que corre por São José dos Campos/SP continua a vencer tudo o que pode na Junior Men, desta vez não foi diferente, largou na frente e só parou de girar após cruzar a linha da chegada, seu companheiro de equipe o catarinense Leandro”Taxinha”Miranda de Rio do Sul vinha forte em segundo mas zerou em um Double cedendo a segunda posição para o também catarinense de Jaraguá do Sul Luis Eduardo Markiewics, a quarta e quinta colocações ficaram com os paulistas Antonio Ferreira de Atibaia e Murilo Spagnol de Cosmópolis.

Mayara Perez de Sorocaba/SP e Squel Stein de Rio do Sul/SC, travaram mais um duelo na Junior Woman com Perez levando a melhor, Naiara Silva de São José dos Campos ficou em terceiro, em quarto lugar ficou Maria Tereza Müller de Marechal Rondon que retornou as pistas depois de muito tempo fora das disputas.

A Elite Máster continua reunindo a velha escola do bmx nacional como Renato Silva, Vitor Plentz entre outros, mas foi Maurici Custódio de Paulínia quem levou a melhor, que teve Domingos Lamogia de Salto em segundo lugar e Luciano Roque de Poços de Caldas em terceiro, Benedito "Juca" Teodoro e o goiano Wellington de Nascimento ficaram em quarto e quinto lugar, respectivamente.

A men 25/29 anos teve Marivan Mendes de Salto/SP como campeão, Luis Albino de Paulínia e Allan "Aladin" Duarte de Americana/SP ficaram em segundo e terceiro lugar.

Paulo "Banana" Lisboa de Jacareí/SP largou em segundo virou a primeira curva em quinto e teminou em primeiro na final da men 17/24 anos que nesse brasileiro reuniu 70 pilotos, Gustavo Mesquita de São José dos Campos ficou em segundo e Ademir "Rato" Silva de americana em terceiro.

Igor Ferreira que irá disputar o mundial em Adelaide na Austrália continua imbatível na boys 16 anos, levou a melhor na casa do competente Hugo Osteti e o internacional Allis Chalmi em terceiro lugar.

Outro piloto difícil de ser superado é Allan Vitor Oliveira de Itu, Matheus Furlan e João Escalabrin bem que tentaram mas acabaram ficando em segundo e terceiro lugar.

Bianca Quinalha conquistou mais um titulo nacional na final da girls 15/16 anos, Priscila Carnaval e Dayane Inhoatto completaram o podium.

Após a bandeirada da ultima corrida não faltaram elogios de todas as delegações presente para com os realizadores e organizadores do evento, este foi um dos maiores e melhores campeonatos nacionais dos últimos anos, com um excelente nível técnico e presença maciça dos pilotos de diversos Estados do País, além da pista estar em espetacular estado de conservação e nível técnico para provas de BMX.

Na disputa por clubes e estados os vencedores foram, por clube e pela oitava vez o Paulinia Racing Bicicross sagrou-se campeão brasileiro, seguido da Associação Paulinense também de Paulinia e do Sorocabano em terceiro, o forte time de São José dos Campos ficou em quarto, por estados mais uma vez São Paulo foi campeão, seguido por Santa Catarina e Minas Gerais, Goiás, Rio Grande do Sul, Paraná, Bahia e Pernambuco completaram o pódium.

Agora vamos torcer para que Juninho "Bigode", Flavia Sgobin, Renatinho Rezende e Maiara Perez, que conquistaram brilhantemente a vaga para o mundial 2009 na Austrália (faltam os classificados por índice técnico) façam uma boa apresentação em Adelaide e tragam uma medalha de finalista do mundial para o Brasil.

A noticia quente que circulou durante a realização do brasileiro em Paulínia, foi a oficialização do presidente da APBMX, Sr. Valmir Brustolin junto as autoridades do município para a construção da primeira pista oficial de Supercross do Brasil, que poderá ser instalada próximo a pista de Bicicross de Paulínia, que não tem medido esforços e tem investido na modalidade, além de ter o apoio de uma das maiores empresas de petróleo do mundo a Petrobras S/A, hoje conta com uma das melhores estruturas do bicicross brasileiro e internacional, é torcer para que o projeto seja concluído em breve, possibilitando ao Brasil a pertencer a um grupo seleto de países que fazem parte do circuito internacional dos melhores pilotos do mundo para competições de alto nível.

Vejam os resultados:

 

PATROCÍNIO

PARCEIROS