O delegado técnico da UCI Johan Lindstrom (à esquerda) foi apresentado pelo chefe local Alec Lenferna aos preprativos para o Campeonato Mundial UCI de BMX no Showgrounds Real, em Pietermaritzburg, África do Sul.
Pietermaritzburg - Enquanto a contagem regressiva para 2010 UCI BMX World Championships em Pietermaritzburg foi assinalada últimos 75 dias desta semana, a federação de ciclismo internacional se animou com o progresso para o evento no Royal Showgrounds.
O delegado técnico da UCI Johan Lindstrom voou para a capital sul-africana esta semana para uma reunião final antes do campeonato mundial, e após uma extenuante vinte e quatro horas de reuniões e inspeções do local Showgrounds Royal e instalações declara positivamente que o evento será de alto nível.
"É um local fantástico para um mundo de BMX", disse Lindstrom. "Eu sei que a hospitalidade vai ser ótima, e a entrada de grandes pilotos de mais de 35 países estão realmente ansioso para chegar a Pietermaritzburg para o Mundial."
Ele acrescentou que a pista que será construída na arena showgrounds vai levar o esporte em uma nova era.
"Será uma peça única", declarou entusiasmado. "Nunca tínhamos construído uma pista que tivesse duas rampas de largada começando separadas, e a pista será tecnicamente muito difícil e exigente.”
Nos planos aprovados pela UCI terá um gate alto de oito metros para a largada das categorias Elite, e um menor de cinco metros para a largada das categorias Challenge.
"Esta pista vai ser insana." Ressalta chefe do grupo de Pietermaritzburg, a número um do mundo Sharlene McGillvray. "Vai ser rápido e técnico, que é exatamente o que precisamos para um evento de campeões do mundo."
O esporte de BMX está crescendo globalmente, ajudado pela sua inclusão no programa olímpico nos Jogos de Pequim em 2008. "Desde que Pequim BMX realmente decolou", disse Lindstrom. "Ela costumava ser visto como uma espécie de esporte underground, mas agora os pilotos sabem que podem levá-lo todo o caminho até a plataforma mais esportiva do mundo." "Isso é particularmente difícil entre os pilotos do sexo feminino, onde a tendência é realmente melhorar a um ritmo muito rápido", acrescentou.
"Nos últimos anos, o padrão feminino também melhorou incrivelmente." Lindstrom acrescentou. "Isso é o que o torna um desafio para nós: a concepção de uma pista para os campeonatos mundiais, porque os pilotos top estão indo mais rápido e mais longe, mas também temos que ter certeza de que a pista é justa para todos."
O local Royal Showgrounds foi calorosamente recebido pela federação internacional, pois tem um grande número de edifícios disponíveis para fornecer a cada uma das equipes das federações nacionais visitantes com confortáveis instalações de frente, amplo às suas oficinas e salas de equipe.
O comitê organizador local sob comando de Alec Lenferna apresentou os planos de Lindstrom, que estava animado para ver os preparativos já em um estágio avançado para o evento, que começa na quinta-feira 29 de Julho e termina no domingo 01 de agosto.
"Este vai ser um grande campeonato mundial e todos etsão muito animado para chegar até aqui", concluiu Lindstrom.
O UCI BMX World Championships acontece no Showgrounds Royal, em Pietermaritzburg, de 29 de julho a 1 de agosto. Mais informações podem ser encontradas em www.bmxworldchampspmb.co.za.
fonte BMXMANIA