03.03.2010 NOTÍCIAS - Controle de Substâncias Proibidas

Caros Amigos,

Abaixo link com a nova lista de substancias Proibidas pela WADA (Orgao Internacional de Controle Anti-doping) para o ano de 2010, um lista de substancias permitidas com restricoes retirada do Site da Confederacao Brasileira de Esportes de Neve (http://matrix.abss.org.br/) e o Livreto Publicado pelo COB que saiu hoje (09/02/10) sobre antidoping.

Wanda Prohibited List 2010

Livreto Doping 2010

Medicamentos permitidos e proibidos


Aproveito para reproduzir uma parte do texto do COB que fala dos produtos que alguns utilizam, mas que na verdade nao tem controle nenhum de qualidade e o risco eh enorme:

Aminoácidos, sais minerais e vitaminas podem ser utilizados desde que o atleta use com cautela, pois as pesquisas mostram que alguns deles apresentam contaminação com substâncias proibidas.

Uso de suplementos alimentares e produtos naturais

A maioria dos produtos denominados suplementos alimentares, que incluem, entre outros, os aminoácidos, a creatina, as vitaminas e os sais minerais, não sofre por parte dos órgãos governamentais controladores de muitos países uma avaliação de segurança e eficácia em sua produção. Um estudo realizado pelo Laboratório de Controle de Doping de Colônia (Alemanha), patrocinado pelo Comitê Olímpico Internacional, mostrou claramente que alguns destes produtos não apenas não contêm o que deveriam conter, de acordo com seus rótulos, mas eventualmente possuem em sua formulação até mesmo precursores de hormônios e testosterona, podendo ocasionar controles de doping positivos. Por esta razão, atletas de alto rendimento devem apenas utilizar produtos tradicionais, preferencialmente testados previamente, para não correrem o risco de uma contaminação que, mesmo claramente não intencional, não evitará uma punição. Alguns produtos elaborados com base em ervas, tais como o Ma Huang, o ginseng, e a ioimbina, que muitas vezes são vendidos como ergogênicos, podem conter substâncias proibidas ou estar eventualmente contaminados por elas. Nos países andinos, deve-se evitar o consumo de chá de coca, que pode ocasionar a presença de resíduos de cocaína na urina do atleta. Como não é possível assegurar a qualidade deste tipo de produto, e considerando que sua utilização como fator de aumento do desempenho físico não está demonstrada na literatura, o atleta deve ter grande prudência na sua utilização.

Espero que seja proveitoso para vcs, e por favor passem para os seus treinadores.

Um abraço,

Prof. Guilherme Pussieldi, CBC

 

PATROCÍNIO

PARCEIROS